A FALSA DOR MAMÁRIA

Dr Denis Ferrari

Um novo tipo de dor está colocando as mulheres em sofrimento. Elas dizem que se trata de uma dor mamária. Mas, enganam-se. Porque a dor, embora sentida na região mamária, não tem origem na mama. Nem sequer é manifestação de uma patologia propriamente mamária.

Duas entre três mulheres sentem dores mamárias nos dias que antecedem as menstruações. É a chamada mastodinia, mastalgia ou, como passaremos a chamar, “verdadeira dor mamária”. Isto porque, além de ser sentida em ambas mamas, ela têm origem nos próprios tecidos mamários e atinge o máximo nas proximidades do período menstrual.

Nos casos típicos de mastalgia basta um leve balanço das mamas para fazer com que a dor se manifeste de maneira evidadente e desagradável. Às vezes, são tão intensas a ponto das mulheres não suportarem o uso do soutien. Algumas mulheres não podem sequer andar de carro pela Avenida São Camilo, aqui na Granja Viana. Tamanha é a dor que sentem nas mamas devido ao balanço do automóvel em decorrência da péssima pavimentação da via.

Cresce, porém, o numero de mulheres que queixam-se de um certo tipo de dor que aparentemente, e apenas aparentemente, é mamária. E aqui também as aparências enganam. Porque ao examinar-se essas mulheres fica claro que a dor não provem da mama. Para entendermos este fenômeno há necessidade de um pocuo de conhecimento sobre a anatomia regional.

A mama, conforme pode ser observado no desenho abaixo, repousa sobre a parede torácica, formada por músculos (peitoral e intercostais), ossos (costelas), articulações e nervos. Eis os elementos causadores da falsa dor mamária. São espécies de câimbras, distenções e rupturas de fibras musculares, tendinites, nevralgias, manifestações reumáticas e fibromialgias, entre outras, as alterações que acarretam a falsa dor mamária ou, como corretamente deve ser chamada: dor retromamária.

Entre os fatores causadores das alterações que originam a dor retromamária encontramos os exercícios físicos, principalmente os que são realizados sem os devidos cuidados. São mulheres de vida sedentária que resolvem ter uma “vida saudáve” e entregam-se à prática de exercícios físicos sem os devidos preparos e sem uma orientação tecnica correta, profissional e responsável.

Mulheres que se dedicam a trabalhos aparentemente “tranquilos”, mas que se desenrolam sob fortes tensões (estresse), físicas ou emocionais, são particularmente susceptíveis. Estas situações são de mais difícil entendimento e contrôle, uma vez que tais tensões, não percebidas na rotina diária, acabam não sendo valorizadas.

Acrescentem-se, ainda, os infinitos tipos de vícios posturais adquiridos durante a vida. Sobretudo os que vêm sendo adquiridos por conta do uso dos computadores em circunstâncias estressantes. E não nos esqueçamos das mães de crianças que solicitam colo em demasia.

É fundamental fazer-se a distinção entre um tipo e outro de dor. E na maioria das vezes nem são necessários exames complementares (mamografia ou ultrassonografia mamária). Uma escuta atenta do relato da paciente, um interrogatório calmo e competente, um exame clínico realizado com tecnica correta e especializada, e a confiança recíproca entre medico e paciente, são elementos suficientes para identificar-se o problema e orientar-se a paciente.

Um ginecologista deve ser consultado assim que aparecer uma dor mamária. Cauteloso, ele examinará a paciente e observará se existem — ou não — sinais de traumatismos, infecções, inflamações, espessamentos, nódulos, caroços, cistos, tumores etc… Constatada a inexistência desses fatores indicativos de problemas mamários que também podem ser causadores de verdadeiras dores mamárias, ele deverá examinar a região retromamária (atrás das mamas) em busca de pontos dolororos. E estes são facilmente identificáveis. Basta pressionar de modo tecnicamente correto a parede torácica retromamária para evidenciar a origem da dor.

Não tente fazer uma palpação sozinha. Apertar uma região dolorida é como expremer uma espinha. Apenas agrava o problema. O tal do autoexame das mamas, já não recomendado desde 2003 pelo Ministerio da Saúde, poderá prejudicar ainda mais a situação.

Trata-se a dor retromamária com medicamentos apropriados para a patologia de base (muscular, óssea, artcular, reumática ou outras). Recomendo sessões de Fisioterapia com tecnicas especialmente desenvolvidas para esta patologia. RPG e Pilates Clínico, visando reformulação da postura corporal, têm sido de extrema valia. Um processo de neutralização ou cessação do estresse deve ser imediata e concomitantemente iniciado.

Neste caso, sugiro que se realize um trabalho específico, que consiste em auxiliar a paciente na realização de uma revisão dos interesses que determinaram — no passado — a escolha do seu estilo de vida atual. Estilo de vida atual que, no fundo, é o causador da dor e do sofrimento. Num primeiro momento, e de modo até que rápido, consegue-se a amenização da dor. Dá-se o passo do alívio. Mas, não é tudo. Para que a dor não volte (quando volta vem mais forte) ou para evitar-se o simples deslocamento para outro tipo de problema, ou seja, para que se adentre num processo consistente que coloque a pessoa em sofrimento no sentido da almejada melhoria da qualidade de vida, se faz necessária a busca e encontro de novos interesses. Com o trabalho de negativação das condições que deram origem ao problema e de concretização das possibilidades individuais, próprias e peculiares de cada um, que engendrarão um novo estilo de vida, um processo consistentemente modificador… para a real e verdadeira melhoria da qualidade de vida… se instaurará. De resto… experimentar a vida melhor.

Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

142 respostas a A FALSA DOR MAMÁRIA

  1. iara Lomanto disse:

    Olá,
    eu estou aqui lendo tudo sobre dor na mama, tenho sentido muito nos ultimos dias, uma dor persistente, penetrante, e quando eu toco a mama, alem de está dolorida, com uma elevação…um ¨caroço¨ como dizem. eu estou muito tensa, posso dizer, até com muito medo, mas, eu já vou no médico, e vou me livrar disso.
    Quanto a sua matéria, achei muito boa, explicativa, bastante esclarecedora.
    parabéns!!!

  2. Daua Arine Aranda disse:

    Dr. Ferrari, desculpe por invadir sua matéria para falar de outro assunto, assisti no youtobe uma reportagem sua e fiquei esperançosa, tenho bartholinite à +de 9 anos e estou na minha 40ª infecção, estou desesperada, não agüento +, tenho gêmeos e estou sem condições financeiras de poder ir a S.P me tratar com o senhor, tenho plano de saúde + não encontro nenhum médico aqui no Rio que se proponha a me operar e tirar essa glandula horrorosa. Sou casada, tenho 34anos, um casal de gêmeos com 1e9meses e fica muito difícil ter que conviver com essa dúvida de quando terei a próxima bartholinite, não suporto + essa dor infernal. Por favor eu te peço, me ajude!! Com imensa tradição,
    Daua Arine
    Poderia me colocar um contato de um médico aqui no Rio capital, possa tirar essa glandula, pois todos os outros procedimentos já fui submetida, sei todos os cuidados, alimentação, remédios, emegências e bisturis, agulhas e drenagens, não quero + isso para minha vida, essa glandula me impedi de ter uma vida normal, meu trabalho, meu marido, meus filhos, tudo fica comprometido e agora estou entrando em crises de depressão por favor me ajude! Com imensa gratidão Daua

  3. carla martins disse:

    boa tarde doutor.
    sou portuguesa, mas gostava de pedir sua opinião.fiz cirurgia pra colocaçao de protese mamaria ha 4 anos. tudo correu muito bem, pos operatorio de dor por dois dias e depois recuperaçao total. ha 1 ano descobri que as proteses era de marca pip. me aconselharam fazer a troca, sua substituiçao. fiz essa troca ha 8 meses. troquei por implante allergan anatomico. desde o dia da cirurgia que nao parei de sentir dor. fiz um pos operatorio dolorosissimo, e continuo com o peito doendo. ja fiz eco mamaria duas vezes, analises ao sangue, ate exame ao coraçao ja fiz. nada justifica a dor que eu continuo a sentir. ja fiz medicaçao pra dor cronica, adt e nada. continuo nao podendo tocar no meu peito. onde tem protese doi, nem consigo tocar. sinto meu peito inflamado, quente, embora olhando tudo pareça estar bem. o que pode ser???

  4. vanessa malik disse:

    Ola Dr, achei muito interessante o seu site e realmente me surpreendi com as informacoes!! Sofro de uma dor na lateral da mama esquerda ha algum tempo, mas quando vi a imagem percebi que ha musculos nessa regiao… a mama em si nao doi mas a dor se intalou na parte lateral em que passa o sutian, sera que vale a pena investigar??? Posso me tranquilizar ou pode ser uma dor mamaria de fato??? Fiz uma mamografia + ultrasom das mamas em abril de 2012 e constou algumas calcificacoes isoladas de aspecto benigno, mas a dor retornou ha 2 meses e nao sei mais o que fazer, gostaria de um auxilio, pois estou desesperada!

  5. Maria Madalena disse:

    Parabéns, ótima a sua matéria. Estou sofrendo muito com essa terrivel dor que nao passa.

  6. Renata disse:

    Ola. Tenho sentido dor retromamaria ha 5 dias. Palpo a mama e não sinto dor. Porem,
    Sinto dor irradiante em pontada atras das mamas. Como nao se parece nem um pouco
    Com as dores musculares que tenho quando faço algo fiquei muito preocupada.
    Não sinto nada mais alem dessa dor continua, as vezes pontadas. Fiz pilates ha 7 dias atras. A dor retromamaria muscular é diferente da dor comum muscular?
    Obrigada espero resposta por favor no e mail

    • Dayse disse:

      Também sinto dores e essas pontadas. Já fiz exames e não tenho nada. Apenas um grande estresse que tenho tentado afastar me preocupando menos com os problemas que não posso resolver. Estou sentindo melhoras. Melhoras pra você tbm!

  7. juliana andrade disse:

    Estou com tendinite ela piora sempre a noite é uma dor imensa queima muito, somente minha mão direita , pois exercito muito esse lado . Agora estou com dor na mama direita principalmente quando corro ela fica muita dolorida . Quero saber se tem alguma relação dessa dor na mama com essa dor imensa da tendinite , obrigada

  8. Angela santos disse:

    Sinto muita dores nas mamas, quando chego em casa depois de um dia de trabalho e tiro o sutiã, são dores insuportáveis e já faz uns dose dias que menstruei. O que pode ser?

  9. lara mendes disse:

    ola ha agum tempo venho sentindo dores na mama esquerda quando ponho a mao numa determinada zona ela doi mas vem antes da menstruaçao estou muito preocupada fiz o auto exame e nao encontrei nada por favor pode me dar algum esclarecimento

  10. Daiana disse:

    Ola tenho tido esses ultimos dias essa dor seguido de vermilhadao sensacao de febre na mama esquerda e parece q tem um bichinho me comendo por dentro.

  11. Roberta disse:

    Muito esclarecedor seu artigo Dr Ferrari. Obrigada, foi de grande ajuda.

  12. Roberta disse:

    Muito esclarecedor seu artigo, Dr Ferrari. Obrigada, foi de grande ajuda.

  13. Thaisa disse:

    Olá Doutor, a alguns meses sinto muitas dor nas duas mamas e ontem fui a uma consulta de emergência não estou suportando, sinto até nauseas de tanta dor, não consigo dormir e para trabalhar sinto muita dificuldades pois trabalho digitando, na consulta o médico fez o exame de toque e disse que estou com tendinite que não e nas mamas porem afeta a região, passou ibuprofeno e pediu para fazer fisioterapia, preciso saber se posso ficar tranquila ou seria importante fazer um exame de mamografia e este remédio já tomo para minha enxaqueca porem não acalma as mamas existe algo melhor? A 1 mes estou fazendo academia só que não malho a parte do braço existe algo que posso pedir para o instrutor?
    Obrigada

    • denisferrari disse:

      cara Thaisa…. O exercício da Medicina implica na presença, em interação, de medico e paciente. Sendo assim, coloco-me a sua disposição para vê-la, ouvi-la, examiná-la, solicitar exames complementares – caso haja necessidade – para chegar ao diagnóstico e estabelecer um plano terapêutico. Obrigado pela leitura do meu artigo e pela credibilidade. Estou a sua disposição.

  14. aparecida saraiva disse:

    boa noite, doutor.
    a dias que estou pesquisando sobre meu caso. tive uma estafa muscular no inicio de setembro, tratei como devia, porem comecei a sentir dor em uma mama, no mesmo lado que tive o problema no braço. na minha ultima menstruação tive um inchaço e aumento da mama e uma dor constante nas axilas e região profunda da mama e já desconfiava que era muscular. E depois de ler esta matéria vou dormir melhor.
    muito obrigada….

    • FERNANDA disse:

      Ola também comecei a sentir uma dor no braço esquerdo e axilas e região profunda da mama,fiquei bem preocupada,mas eu tenho mania de dormir sempre de lado e jogo todo o peso para o lado esquerdo, e lendo a materia acredito que pode ser isso… fiquei mais tranquila mesmo assim,marquei com a Ginecologista e mes que vem farei exames para ficar mais tranquila!

  15. elen disse:

    doutor tenho 22 anos e estou sentindo dor no seio esquerdo, nao sei se é impressão minha maa as vezes sinto como se estivesse uma bola no seio. É dura nao sei se é osso sei la oq eh as vezes axo q eh coisa d minha cabeca. ja fui no medico e ele pediu ultrasson. to muito nervosa e c medo de ser algo grave me ajude

  16. Rosana Marcelino disse:

    Já tem uns dois meses que venho sentindo uma dor por trás da mama esquerda, fiz recentemente a mamografia e o ultrassom, mas ambos não constaram nada, o resultado foi bom. Tem me incomodado, parece como um gás preso entre as costelas e a mama. Some , mas volta constantemente. que tipo de clínico devo procurar? Que espécie de exames devo fazer? Obrigada pela atenção…

  17. lucia ribeiro disse:

    oi doutor.tenho dores forte na duas mama,depois que cai com uma tauba sobre eles;depois de uns dias meus seios comecarao a doer nao posso nen tocalo.fui ao posto de saude eles me falaram que isso ia passa e ja faz um mese que estou assim
    me ajude por favor moro em foz do iquacu parana telefone e 045,35263513 tem 48 anos me ajude obrigada lucia

  18. Laila disse:

    Olá Doutor, a uns 2 dias to sentindo muita dor,porém parece ser atraz do seio e eles também parecem estar inchados.a dor se estende também aos ombros e pescoço.

  19. ana disse:

    olá Doutor,
    agradeço o seu artigo e que finalmente explica claramente o que sinto há mais de um ano e realmente não tem sido fácil viver com esta dor constante e praticamente diária. gostaria de saber que tipo de tratamento natural /terapia alternativa e (se há algum medicamento para alivio rápido da dor.Não suporto o uso do soutien e a dor é tal que parece cardíaca.Não imagina a quantidade de vezes que já fui ao hospital com esta sensação de aperto no peito…

    muito obrigada

    • denisferrari disse:

      Ops…. calma, muita calma. Dor é sintoma importante e não se pode deixar que ela fique sem uma explicação e consequente tratamento. Insista. Não se deixe levar pelo desepero. A Medicina tradicional tem, sim, meios para ajudá-la. Cuidado com os milagres e milagreiros !!!!

  20. fernanda disse:

    Olá doutor! Me pergunta é: essa dor retromamária pode advir de uma queda cujo impacto nesta região das mamas foi bastante forte?

  21. Rose disse:

    Olá Dr.Denis;
    Faz 3 meses que estou sentindo essa falsa dor mamaria, já fui ao medico, me mandou para mastologista fiz ultrassom mamaria e eles não chegaram a nem um diagnostico. lendo sua matéria achei muito parecida com que eu sinto, se possível gostaria de receber sua orientação
    um abraço
    parabéns pela materia

  22. Lilian disse:

    Ola doutor. Tenho sentido dores nas mamas. Amamento. Porem nao é exatamente nas mamas. Parece q no osso. E tambem na costela direita sinto como se um nervo estivesse inflamado. Aperto e doi e se reflete no seio.
    Nao sei o que pode ser. Pois amamento e esta é a quarta vez que estou amamentando. Se aperto meus seios eles nao doem. Mas sinto dores vomo se fosse no músculo. Por favor m ajude.

    • denisferrari disse:

      Ficaria imensamente grato se pudesse efetivamente ajudá-la. Para tal eu precisaria de sua presença. Por aqui, o maximo que posso fazer e incentiva-la a procurar um medico para que uma avaliação criteriosa possa ser realizada.

  23. Violante disse:

    Gostei desse assunto. Preciso de um colch

  24. Susete disse:

    Muito interessante o conte

  25. Valéria disse:

    Olá Doutor, venho sentido essas dores a mais de seis meses e tbm já fiz duas ultrasom das mamas e grcaa a Deus não tem nada.
    O meu médico disse que estou com uma distensão da parede mamária.e me indicou exercícios( academia).

    • denisferrari disse:

      Faltam dados para melhor responder. Todavia, lembre-se que a ultrassonografia mamaria não é metodo seguro de triagem para cancer de mama. A mamografia é que é o exame apropriado para detecção precoce do cancer de mama.

  26. olá doutor! Tenho 19 anos, e tem mais ou menos uns dois anos que eu sinto dores nos seios um pouco antes das menstruações, depois vieram algumas glândulas, algumas vezes eu as sentia com mais intensidade outras vezes não, mas algo suportável. Só que de uns três a quatro meses, tenho sentido dores com muita frequência, muitas vezes até bem antes do meu ciclo, glândula maior e mais inchada e um peso muito grande.
    Passei uma semana em casa sem poder nem tocar ou sequer botar uma blusa.
    Sinto um certo medo, o histórico de câncer na minha família é preocupante, meu tio teve, minha mãe teve de mama, minha tia teve de mama e retirou-a, e agora voltou a ter, infelizmente dessa vez é um pouco mais grave, veio na cabeça. Tudo isso me preocupa, não tem como não pensar besteiras. Estou correndo atrás de consultas com mastologista e ginecologista.
    Gostaria muito de conseguir uma solução para essa dor, não estou mais aguentando, é quase impossível viver com isso.
    Um abraço, seu artigo foi bem confortante para alguém que está com tanto medo.

    • denisferrari disse:

      A situação atual relativamente à frequencia de acontecimento de casos e cancer de colo de utero e de mama nos coloca diante da necessidade de termos muito cuidado com toas as questões ginecologicas. E não adianta postergar certas decisões. Procure imediatamente o mastologista e busque o resgate de sua segurança.

  27. Daniele disse:

    Olá doutor, tenho 32 anos, um filho de 2 anos e uma prótese mamária que depois da gravidez caiu, bom doutor, não sei mais o que fazer no momento, desde agosto (2015), ou seja, há pelo menos 5 meses, tenho sentido um incomodo na mama esquerda, não é só na mama e sim vai da axila que passa pela mama esquerda e vai até de baixo do seio. Estou morando nos EUA e no momento não tenho condições de pagar médicos e exames por aqui. Essa dor começou de repente e não quer parar, tem dias que incomoda mais, tem dias que menos. Procuro estar sempre observando se aparece algo diferente na mama ou se sai algum líquido, mas graças a Deus até agora não vi nenhuma alteração desse tipo. Fiz um check up antes de vir p/ cá em Fevereiro de 2015 e deu tudo ok. Já revirei esse google tentando achar alguma explicação ou depoimento para que consiga ficar mais tranquila, mas não consigo achar nada que realmente explique ou que me acalme. Acho que como qq mulher, a preocupação é muita e isso tem tirado muitas noites de sono minha. Sempre tive desconforto nessa mama esquerda, há uns 8 anos atrás cheguei a fazer 3 ecografias mamárias em um único mês, pq não aceitava que sentia tanta dor nesse seio e não era nada, fiz acompanhamento na época com uma mastologista, tomei suplemento de Vitaminas, etc…. Mas enfim, sei que é complicado essas “consultas” via internet, mas se puder me ajudar de alguma forma, agradeço muito.

    • denisferrari disse:

      É sempre entristecedor perceber a existencia de alguém em sofrimento… sem poder ajudar de modo efetivo. É nosso caso. Preciso de sua presença para avaliar adequadamente sua situação e propor alternativas curativas. Lamento. Mas… procure um medico rapidinho.

  28. vick disse:

    Ola doutor. Bem tenho 19,anos e sinto uma pontada como se fosse agulhada na mama esquerda isso do acontece quando eu apalpo a pontadinha e do lado da mama. Estou com medo , antes eu não tinha isso agora apareceu.

  29. VILMA Franck disse:

    Dr. Tenho 53 anos e estou com esta dor há uma semana.
    Vem das axilas esquerda até debaixo dos seis. Quando levando o braço ou sento piora.
    Não tenho costume de deitar deste lado.
    Sinto também ferruadas no seios esquerdo. O que será? Qual especialista devo consultar primeiro?

    • denisferrari disse:

      Primeiro de tudo é necessário uma consulta medica para identificação do problema. Ou, para a primeira aproximação de um problema. A principio, um ginecologista seria indicado para a senhora. Ele saberá encaminhá-la para outro especialista, se houver necessidade.

  30. waldirene disse:

    Dr estou tratando a coluna tres pontos de hernia nada grave só que abalou meu psique hj sinto muita palpitação ja fiz eletrocardiograma deu nada …fui medicada com propranolol mais não melhora as vezes parece que é dos nervos das costas qd falei isso a terapeuta ela achou pouco provavel que seja da coluna amanhã vou de novo no cardiologista pq estou muito assustada obrg espero resposta do senhor

    • maria silva disse:

      ola doutor,estou preocupada sinto com dores,atras da mama esquerda e uma dor muito forte,estou com medo,nao consigo por sutien,estou impossibilatada de trabalhar.ja fui ao medico ele disse que eu tinha uma mastite mamaria,ha mais de 6 meses meu periodo nao vem,ajude me,

      • denisferrari disse:

        Claro que te ajudo. Claro, também, que por aqui, sem sua presença, sem eu te examinar, não dá para fazer nada. Se achar que sou confiável, venha a uma consulta. Só não sou milagreiro ! rsrsrs Nem tenho bola de cristal.

  31. Ketelly disse:

    Ola doutor TB tenho esse problema sinto dor só na mama esquerda como se fosse nas veias tórax já fiz ultrasson não deu nada fui cardiologista ele falo q as minhas mamas são grandes tennho medo que seja problema de coração já fui ate no ortopedista ele falo que estou com fibromialgia mais ainda sinto essas dores que VC descreve tenho 26 anos como faço p acabar com essa dor meu nome e ketelly

    • denisferrari disse:

      Bem…. sinto muito, mas não tem jeito. Varias consultas…varios medicos… o caso merece muita delicadeza, cuidado e conhecimento para ser abordado. Qualquer coisa ais que possa ser dito aqui pode ser ainda mais prejudicial a você. Assim sendo, estou a disposição para tratarmos essa questão com o respeito e consideração que ela merece. Dr Denis

  32. aline disse:

    Doutor, na hora de apalpar o seio sinto um osso na base do seio. Eu apalpo e sinto um osso da costela. Ai venho acompanhando e qndo chega na parte de baixo do seio, no meio sindo mais sobressaltado. Sera que é da costela ou algo na mama?

    • denisferrari disse:

      O conhecimento do corpo humano, principalmente o conhecimento do próprio corpo, apesar de tão falado é algo dificil de se conseguir. Mais, muito mais do que uma consulta medica e milhões de exames, é necessário uma boa, e muitas vezes longa, conversa com medicos ou outros profissionais compoetentes, para que você possa conhecer um pouco do corpo humanos, sobretudo do seu corpo. Por esse motivo, além de muitos outros, ha necessidade de você encontrar uma pessoa (medico) em quem confiar para começar a entrar em contato com a realidade corporal humana. Principalmente e sua realidade corporal. Se quiser iniciar – e terminar – um gtrabalho nesse sentido, estou a sua disposição – Dr Denis

  33. Vanessa Facina disse:

    Ola,sinto essa dor que todo mundo esta falando tbm, mas no meu caso parei de amamentar ha um mes,mas na verdade sinto essa dor desde que comecei amamentar e me filho começou crescer e ficar pesado tbm, agora sera que e esse problema muscular junto com a amamentaçao?,ou outra coisa. Parei ha um mes e ainda tem leite

    • denisferrari disse:

      Vanessa… os fenomenos gravidez, parto e puerperio (periodo também de amamamentação) são riquissimos em sensações. E sensações diferentes das que são sentidas e percebidas quando tais fenomenos não estão acontecendo. Desta forma, as visões que se obtem quando nessas condições não podem, na maioria das vezes, ser comparadas às visões que se tem da mulher quando fora dessas condições. Logo, uma avaliação tecnica (medica) criteriosa precisa ser feita para poder-se chegar a uma conclusão (diagnóstico) e a algum tratamento, se necessário. Ninguém melhor que um ginecologista/obstetra para te ajudar. E presencialmente. Não por aqui, via Internet. Estou a sua disposição.

  34. Vanessa Facina disse:

    Obrigada pela atençao dr, nao tenho como ir ao medico agora por um problema com convenio, desde que meu filho nasceu ha mais de dois anos que nao vou preciso ir mesmo,isso nao seria emergencia ?

  35. Iris disse:

    Tenho uma dor no seio esquerdo q irradia para o ombro e costas já fui.a emergência várias vezes fiz eletro e nada a mama quando apertada solta um líquido transparente

  36. PATRICIA CARDINALLI PEREIRA disse:

    Olá doutor sinto uma dor entre o seio e axila a principio achei que era na mama mas agora vendo sua publicação vejo que pode ser da fibromialgia tomo diariamente fluoxetina meu problema e do lado direito estou a espera de uma mamografia mas estou muito preocupada pois tenho historico familiar de cancer de mama e metastase em fase terminal peço a deus que seja soh a fibromialgia ….se ja tiver tido relatos de algo parecido e puder me ajudar serei eternamente grata….

  37. Adriana disse:

    Boa noite DR. Denis Ferrari. Tenho 42 anos, realizei a 2 anos HTA , a alguns dias tenho sentido fortes dores como agulhadas na mama E, tenho meus exames em dia, uma vez ao ano faço check up , até aqui tem estado tudo bem. Fico preocupada, pois minha mãe teve um câncer de vulva a 2 anos. Desde já agradeço por sua atenção.

    • Denis Ferrari disse:

      Além dos tais exames de rotina as pessoas devem consultar-se quando diante de qualquer situação nova. Portanto, procure um medico para avaliar esta nova situação.

    • Denis Ferrari disse:

      Encontre um jeito para se sentir mais confortável. Talvez o primeiro deles você já esteja fazendo, ou seja: ter um medico no qual confiar. O segundo, entender que você não é sua mãe. E assim caminhar, passo a passo, obtendo respostas positivas e otimistas para suas questões.

  38. judite amaro de souza disse:

    Dr. tenho uma dor constante na mama esquerda ,como se queimando e com tremores, o que poderia ser.

    Judite

  39. Ana Rosado disse:

    Bom dia,
    Que matéria esclarecedora, Dr Denis Ferrari. Venho sentindo dores na região mamária há algum tempo e o que ouvi de amigas também com tais dores é que tem relação com a menopausa. De início corri logo para o Cardiologista, que fez o exame clínico e prescreveu alguns exames, constatando que está tudo bem na parte cardiológica. Depois fui a Ginecologista que também passou exames que revelaram tudo estar bem. Enfim, foi muito bom ler o que o senhor escreveu aqui. Obrigada!

    • Denis Ferrari disse:

      Cuidado, muito cuidado ao colocar na menopausa toda responsabilidade pelos seus problemas. A coisa não é bem assim. E mais, cuidado muitíssimo maior ao pensar em usar medicação hormonal no climatério. Seja antes seja depois da menopausa. Lembre-se> menopausa quer dizer: ultima menstruação.

  40. JuCristine disse:

    Doutor, tenho 27 anos e a algum tempo comecei a sentir uma dor na base dos seios, e ao apalpar, a dor é na maioria das vezes muito intensa…
    Procurei dois mastologistas e ambos informaram que essa dor não tem relação alguma com os seios, que essa região dolorida é a costela.
    Geralmente durante o período menstrual essa dor some, e após o período, volta novamente com a mesma intensidade.
    Gostaria da sua opinião para saber qual especialista devo procurar para avaliar essa dor. Clínico geral ou ortopedista para possível pedido de raio X da região. No caso de ser costela.
    Entretanto, o médico mastologista identificou um pequeno nódulo e solicitou um ultrassom das mamas e axilas. Foi identificado um fibroadenoma na mama direita, e atualmente estou fazendo um controle semestral para avaliação, e após 2 anos farei apenas anual. (OBS.: fribroadenoma bem pequeno e nos controles já feitos não sofreu alteração de tamanho).
    Minha outra dúvida é a seguinte, posso fazer depilação a laser nas axilas? Há alguma contraindicação devido a esse fibroadenoma?

    • Denis Ferrari disse:

      O seu mastologista saberá orientá-la. Escolha um no qual possa confiar. Consulte a Associação Brasileira de Mastologista para encontrar o mastologista que você possa chamar de seu, ou seja, para que você se sinta segura com ele.

    • Denis Ferrari disse:

      A já esta sendo seguida por um medico. Mas, parece que ainda existem duvidas. Procure um jeito de sentir-se segura. Claro que isto não poderá acontecer aqui, na realidade virtual. Procure resolver no âmbito da real realidade.

  41. maria Aucilene da Silva disse:

    boa tarde Dr. a uns 3 mses descobri que estava com anemia muito alta, cheguei a ficar dois dias internada e a médica passou para mim noripurum injetável com soro,mas passei a ter muitas dores nas costas e principalmente nos dois seios. estou muito preocupada, faço meus exames e o ano passado fiz tudo o que me foi solicitado, inclusive mamografia, tudo deu normal. e essas dores tem sido doloridas principalmente depois que tiro o sutiã ou cinta, sinto pontadas muito dolorosas e gostaria que me ajudasse com alguma informaçao, que venha me deixar mais tranquila!

    • Denis Ferrari disse:

      Impossível dizer-lhe algo realmente reconfortante sem examiná-la corretamente. Sua tranquilidade poderá ser readquirida depois que a senhora consultar-se com um medico competente que deverá orientá-la adequadamente. Lembre-se que Pronto Socorro é local de tratamento de situações agudas e pontuais. De tal forma que, depois da paciente ser retirada da condição de urgência, um tratamento ambulatorial (consultório) deverá ser obtido.

    • Denis Ferrari disse:

      Nada, minha senhora, nada mesmo, nenhuma palavra segura e certa pode ser dita sem o exame medico minucioso. Aceite minha esperença de que se trate de coisa, como dizem, boba. mas, isto é apenas uma esperança de um ser humano que tem compaixão para com seu semelhante. Não é medicina. Procure uma medicina bem feita, com médicos competentes.

  42. Dulci Bobbio disse:

    Tenho nodulo no seio esquerdo benigno so que passei sentir dor no seio nos braços e pescoço isso pode ta virando algo maligno

    • Denis Ferrari disse:

      Dulce…varias coisas podem estar acontecendo. Até mesmo coisas que nada tem a ver com o tumor em sua mama esquerda. Alias, além de sua dor nos braços e pescoço, uma dor em seu psiquismo está ocorrendo a ponto de tirá-la de uma posição de conforto e tranquilidade e coloca-la preocupada com a possibilidade de estar transformando-se num câncer. Aliás, entendo que seja difícil você se sentir confortável e tranquila sabendo que tem um tumor em sua mama esquerda, mesmo sendo benigno. Procure um profissional com quem possa recuperar sua tranquilidade e segurança.

    • Denis Ferrari disse:

      E justamente para que a senhora viva com maior tranquilidade, sobretudo com relação às suas mamas, que a senhora deve fazer exames periodicos, “de controle”. sempre que necessário, porem, como neste caso, a senhora deve procurar seu mastologista.

  43. Dulci Bobbio disse:

    Tenho nodulo no seio esquerdo benigno so que passei sentir dor no seio nos braços e pescoço isso pode ta virando algo maligno to

  44. Olivia Maria disse:

    Olá Doutor, há dois dias eu venho sentindo umas dores no seio direito, apalpei com os dedos, caminhando pelo o meu seio e percebi um caroço, mas só na região a baixo do mamilo. Ta inchado e dolorido, as vezes uma dor nas costas, o que pode ser ?

    • Denis Ferrari disse:

      trata-se de um sinal evidente de que voce não deve perder tempo na Internet e que deverá procurar um ginecologista imediatamente para der devidamente examinada, para que exames complementares sejam solicitados caso necessário, para que se possa chegar a um diagnótico de tal modo que algum conduta possa ser tomada ou uma orientação possa ser dada.

    • Denis Ferrari disse:

      A medicina, consequentemente os diagnósticos e tratamentos, so podem ser exercidos presencialmente. Por isso oriento-a a parar de apertar sua mama e procurar imediatamente um ginecologista ou mastologista.

  45. Livia Nicézio disse:

    Boa tarde Dr Dênis, achei super interessante a informação!! Há 1 ano sinto dor na mama direita, já fui em 2 mastologiatas, fiz US além de exame clínico e não encontraram nada. A dor é pontual e retromamaria, sei exatamente apontar onde dói, mas mesmo sendo tão precisa nenhum médico disse com certeza q é muscular, porem também não me encaminham pra nenhum outro especialista e não me receitaram remédio. Simplesmente me tranquilizam dizendo q não tem nada na mama e me mandam ir pra casa.

    Hj acordei mais preocupada pois estou sentindo uma leve dor no braço esquerdo, parece irradiada.. as vezes sinto até q adormece um pouco o braço… esse pode ser um sintoma de dor retromamaria? Devo procurar um ortopedista?

    • Denis Ferrari disse:

      Prezada senhora Lívia
      Tens meu site. La está meu endereço e telefone. Medicina informativa é uma coisa. Medicina curativa é outra e somente pode ser exercida com um medico e sua paciente frente a frente. escutando, falando e examinando cuidadosamente.
      estou a sua disposição.
      dr Denis ferrari

  46. IGNA MARA disse:

    Estou eu mais uma vez preocupada com minha mama… E toda vez que sinto-a doer, vem aquele turbilhão de pensamentos negativos de que estou com Câncer de Mama, pelo fato de na minha família materna ter esse histórico. Sofro de Ansiedade e fico tensa o dia inteiro, sem falar que passo o tempo todo apertando e machucando a minha mama a ponto de deixá-la ainda mais dolorida, é uma verdadeira loucura. E qdo alguém me pergunta o pq de eu não ter ido ainda ao mastologista…eu respondo com toda franqueza: ESSE É O MEU MAIOR MEDO- tenho medo de resultado.. Gente, pelo amor de Deus, isso é horrível.Mas, eu sei que vou vencer esse medo e vou procurar minha médica.

  47. Franciele Cassol disse:

    Dr. Li sua matéria me identifiquei em vários pontos, sinto uma dor forte na mama esquerda somente na esquerda ela da uma fisgada forte e passa , logo depois vem outra as vezes e tão forte que se tenho algo nas mãos chego a derrubar , mas ela alivia ligeiro e vem outra , fico ofegante e com falta de ar ! E preocupa pois com a função da pandemia agente fica com medo de sair consultar para uma coisa e voltar com outra.

  48. Denis Ferrari disse:

    Estou a sua disposição para examiná-la e trata-la, posto que sou ginecologista. Apto, por conseguinte, para lidar com essas questões. Se não for possível, consulte um mastologista.

  49. Denis Ferrari disse:

    Senhora Cila… consulte um ESPECIALISTA em mamas. Ou seja, um MASTOLOGISTA.
    Dr Denis Ferrari

  50. Denis Ferrari disse:

    procure um MASTOLOGISTA entre suas amigas ou outras pessoas. Entre na Internet e procure a Sociedade Brasileira de Mastologia. Informe-se sobre o medico indicado, E faça uma consulta.

  51. Denis Ferrari disse:

    Ola Cila

    Procure um mastologista

  52. Denis Ferrari disse:

    prezada senhora Fabiola
    Tanto sofrimento não é mais aceitável para os dias atuais. Todavia, a medicina continua necessitando da presença da pessoa paa que esta, depois de devidamente examinada possa ser orientada corretamente. Faça isso, Marque uma consulta para que possamos ouvi-la, examiná-la e estabelecermos um plano de tratamento. Pelo que a senhora descreve, há indícios de acontecimentos conhecidos e previsíveis. Por isso, boas chances de melhora. Porem, há necessidade da perença face a face de um medico.
    Boa sorte
    Dr Denis ferrari

  53. Denis Ferrari disse:

    ….e vou lhe dizer uma coisa… às vezes essas manifestações plurisintomaticas são devidas a algum fator que pode ser tão simples a ponto de passarem desapercebidos. Há necessidade, nesses casos, de muita conversa, muita disponibilidade, tanto da paciente para relatar fatos do dia a dia quanto do medico que terá de escutar muita coisa paa poder raciocinar.

  54. Denis Ferrari disse:

    Ola Fabiola

    Talvez fosse interessante consultar um ortopedista

  55. Denis Ferrari disse:

    você deve ter seu medico. O medico que fez o diagnóstico, que a operou, que a esta seguindo e que sabe o que fez e por que fez. Ele poderá, mais do que ninguém, responder as perguntas que você faz, poderá esclarecer suas duvidas e certamente saberá trata-la convenientemente. Os procedimentos invasivos sem duvida nenhuma ocasionam mais dor e sofrimento. No entanto, há de se avaliar caso a caso e minuciosamente para se ter a possibilidade de opinar. Como não sou adepto de respostas evasivas e genéricas, sou de opinião que você deve estar ciente que, no âmbito dos procedimentos cirurgicos ou invasivos, a dor é praticamente o ultimo elemento a desaparecer. E cada dia deve ser melhor que o outro. Desde que não se façam extravagancias. De qualquer forma, seu caso merece avaliação e cuidados.

  56. Denis Ferrari disse:

    Ola Elizabeth
    Todo procedimento invasivo, mesmo os chamados minimamente invasivos, são traumáticos. São muitas as possibilidades de acontecimentos. Sempre é melhor voltar ao medico para reavaliar.

  57. Denis Ferrari disse:

    como vai você ? Qual foi o resultado da biópsia ?

  58. Denis Ferrari disse:

    Um diagnóstico é sempre necessário e fundamental. Nem que seja “está tudo normal”. Isto para que a senhora tenha algum elemento para poder pensar e agir. Procure pelo diagnóstico que o tratamento será imediato.

  59. Denis Ferrari disse:

    Ola Elisangela

    São muitas as causas de dores no corpo. Uma pesquisa só termina quando se consegue identificar a causa da dor e o tratamento para acabar com ela. Não pare de procurar. Toda dor tem de ter uma explicação e um tratamento.

  60. Denis Ferrari disse:

    Não se deve permanecer com dor sem esclarecimento. Insista até encontrar o diagnóstico e estabelecer o tratamento.

  61. Denis Ferrari disse:

    Sem duvida haverá um tratamento. Basta que se saiba o que está acontecendo para que, de imediato, surja o tratamento.

  62. Denis Ferrari disse:

    Ola Bruna

    Sim, tem de haver um tratamento. Procure a causa da dor e trate-a

  63. Denis Ferrari disse:

    SEGURAMENTE HA DE TER UMA EXPLICAÇÃO E CONSEQUENTE TRATAMENTO. iNSISTA.

  64. Denis Ferrari disse:

    Coragem, Michele… a verdade é o melhor caminho. Me diga o que deu depois,.

  65. Denis Ferrari disse:

    Ola Michele

    Supere o medo. Va em frente. Seja examinada. Não desista.

  66. Denis Ferrari disse:

    Coragem. faça tudo o que tiver de ser feito para proteger sua saúde.

  67. Denis Ferrari disse:

    Boa noite Alciele
    Faça uma nova consulta com o mastologista para atualizar o diagnóstico.

  68. Denis Ferrari disse:

    Alciele

    Se você está com duvidas e sofrendo com sua mama, procure logo um mastologista.

  69. Denis Ferrari disse:

    Ninguem deve se conformar com uma dor tão intensa como a senhora diz. Tente ao máximo livrar-se dela com o auxilio dos medico.

  70. Denis Ferrari disse:

    Patricia

    procure um mastologista para ser examinada.

  71. Denis Ferrari disse:

    Ola Maila

    Pode ser. Mas…. confirme com um mastologista.

  72. Denis Ferrari disse:

    PROCURE PELO SEU MASTOLOGISTA OU, SSE PREFERIR, UM CLINICO GERAL, A PRINCÍPIO. ELA SABERÁ ORIENTÁ-LA.

  73. Denis Ferrari disse:

    Não se deve ficar com dor sem algum esclarecimento. E quem pode fazer tal esclarecimento é um medico. A partir do exame clinico o medico poderá iniciar uma pesquisa para chegar ao diagnóstico final e subsequentemente propor algum tipo de tratamento.

  74. Denis Ferrari disse:

    Bom dia Flavia
    Não tenho duvidas que seui mastologista saberá diagnosticar e tratar seu problema.

  75. Denis Ferrari disse:

    PREZADA SENHORA
    FLAVIA
    Agradeço pela sua atenção e sua credibilidade. Nós, médicos que nos dedicamos a auxiliar as pessoas mediante informações sobre as doenças, ficamos sempre muito sensibilizados com os sofrimentos que nos são relatados pela Internet. Contudo, há de se entender que quando assim procedemos estamos no âmbito das questões genéricas. Apenas fazendo com que as pessoas entendam que existem situações já conhecidas e até mesmo dominadas pela medicina. Podendo, portanto, merecer cuidados médicos e, com isso, saída dos sofrimentos.
    Importante, no entanto é salientar e de modo absoluto, que cada caso, cada pessoa e cada dor (ou outros sintomas) devem ser vistos e trabalhados tendo por critério soberano a individualidade, a particularidade e a peculiaridade de cada situação e de cada pessoa. Assim sendo, nenhuma orientação de caráter pessoal pode ser fornecida por este meio de comunicação. E uma consulta medica sempre se faz necessária quando diante de um sofrimento de ordem física ou psicológica.
    Desta forma, é importante que que a senhora entenda que suas sensações, suas queixas e seus sintomas – dores ou outros – devem ser levados a um medico – o que a senhora já tem ou outro – pafa que a senhora possa obter o alívio pelo qual tanto anseia.
    Esperando que suas condições de saúde melhorem e o mais rápido possível, deixo aqui meus respeitosos cumprimentos.
    Dr Denis Ferrari

  76. Denis Ferrari disse:

    Prezada senhora Flavia

    Observei que nestes anos de contato com vocês pela Internet a queixa de dor mamaria prevalece. Em nenhum momento, em nenhuma mensagem, ocorreu de alguma de vocês me procurarem por serem portadoras de tumores malignos (câncer) necessitando de alguma orientação. Além disso, todas, vejam bem, todas, me procuraram após terem sido atendidas por um ou mais medicos.
    Assim, o fato de não terem tido seus sintomas regredidos chama a atenção. Este fato revela a existência de um sofrimento crônico. E justamente os sofrimentos crônicos, para os quais repetidamente não se obtém respostas e sucessos em tratamentos vários, são os que merecem uma atenção muito maior, mais respeitosa, mais profunda e mais abrangente. São os sofrimentos que necessitam de maior tempo de consulta e uma conversa de maior profundidade para que se possa detectar fatores diversos e na maioria das vezes obscuros, que causam e perpetuam o sofrimento.
    Em outros termos, para os sofrimentos que as senhoras têm demonstrado, e sobre os quais procuram respostas e tratamentos, o mais indicado será procurar um medico disponível a pesquisar profundamente a origem dos mesmos e os fatores que os mantém. E quando uma, duas, três ou mais consultas com um medico de confiança não “funcionarem”, talvez tenha chegado a hora de buscar auxilio psicológico ou psiquiátrico.
    Sobretudo, não desistam. E coloquem-se disponíveis para uma busca das causas e soluções. Isto exige paciência, boa vontade, abertura do pensamento e um novo olhar para o problema ou sofrimento.
    Com meus respeitos
    Dr Denis Ferrari

  77. Denis Ferrari disse:

    procure o medico que seu mastologista indicarl

  78. Denis Ferrari disse:

    bom dia Sra Geicy
    Sim…. a dor retromamaria, ou pseudo dor mamaria é bastante frequente e pode-se chegar, com uma boa consulta, à sua causa e subsequentemente ao tratamento adequado. Seu medico, em uma hora de consulta poderá, fazendo uma anamnese profunda (perguntas) e um exame físico minucioso, poderá tirar conclusões importantes para trata-la com sucesso.
    Abaços
    Dr Denis

  79. Denis Ferrari disse:

    PREZADA SENHORA

    Agradeço pela sua atenção e sua credibilidade. Nós, médicos que nos dedicamos a auxiliar as pessoas mediante informações sobre as doenças, ficamos sempre muito sensibilizados com os sofrimentos que nos são relatados pela Internet. Contudo, há de se entender que quando assim procedemos estamos no âmbito das questões genéricas. Apenas fazendo com que as pessoas entendam que existem situações já conhecidas e até mesmo dominadas pela medicina. Podendo, portanto, merecer cuidados médicos e, com isso, saída dos sofrimentos.
    Importante, no entanto é salientar e de modo absoluto, que cada caso, cada pessoa e cada dor (ou outros sintomas) devem ser vistos e trabalhados tendo por critério soberano a individualidade, a particularidade e a peculiaridade de cada situação e de cada pessoa. Assim sendo, nenhuma orientação de caráter pessoal pode ser fornecida por este meio de comunicação. E uma consulta medica sempre se faz necessária quando diante de um sofrimento de ordem física ou psicológica.
    Desta forma, é importante que que a senhora entenda que suas sensações, suas queixas e seus sintomas – dores ou outros – devem ser levados a um medico – o que a senhora já tem ou outro – pafa que a senhora possa obter o alívio pelo qual tanto anseia.
    Esperando que suas condições de saúde melhorem e o mais rápido possível, deixo aqui meus respeitosos cumprimentos.
    Dr Denis Moraes Ferrari

  80. Denis Ferrari disse:

    Prezada senhora GREICY

    Observei que nestes anos de contato com vocês pela Internet a queixa de dor mamaria prevalece. Em nenhum momento, em nenhuma mensagem, ocorreu de alguma de vocês me procurarem por serem portadoras de tumores malignos (câncer) necessitando de alguma orientação. Além disso, todas, vejam bem, todas, me procuraram após terem sido atendidas por um ou mais medicos.
    Assim, o fato de não terem tido seus sintomas regredidos chama a atenção. Este fato revela a existência de um sofrimento crônico. E justamente os sofrimentos crônicos, para os quais repetidamente não se obtém respostas e sucessos em tratamentos vários, são os que merecem uma atenção muito maior, mais respeitosa, mais profunda e mais abrangente. São os sofrimentos que necessitam de maior tempo de consulta e uma conversa de maior profundidade para que se possa detectar fatores diversos e na maioria das vezes obscuros, que causam e perpetuam o sofrimento.
    Em outros termos, para os sofrimentos que as senhoras têm demonstrado, e sobre os quais procuram respostas e tratamentos, o mais indicado será procurar um medico disponível a pesquisar profundamente a origem dos mesmos e os fatores que os mantém. E quando uma, duas, três ou mais consultas com um medico de confiança não “funcionarem”, talvez tenha chegado a hora de buscar auxilio psicológico ou psiquiátrico.
    Sobretudo, não desistam. E coloquem-se disponíveis para uma busca das causas e soluções. Isto exige paciência, boa vontade, abertura do pensamento e um novo olhar para o problema ou sofrimento.
    Com meus respeitos
    Dr Denis Ferrari

  81. Denis Ferrari disse:

    Existem mais coisas a erem descobertas do que coisas ja conhecidas. A ciencia sabe disso. A ciencia não exploica tudo. A neurologia, por exempoo, em desvelado certas coisas antes misteriosas. A questão é quie so podemos usar a razão com a ciencia que temos. Questão humana, portanto.

  82. Denis Ferrari disse:

    Bom dia Aline
    Não é confortavel, e talvez nem seja correto, viver-se com dor. E só quem poderá ajuda-la será um medico. este com o uso de sua bagagem de conhecimentos e possuidor de técnica requinrtada poderá ajuda-la. Mas, repito… não é necessário viver com dor.
    Dr Denis

  83. Denis Ferrari disse:

    PREZADA SENHORA
    ALINE
    Agradeço pela sua atenção e sua credibilidade. Nós, médicos que nos dedicamos a auxiliar as pessoas mediante informações sobre as doenças, ficamos sempre muito sensibilizados com os sofrimentos que nos são relatados pela Internet. Contudo, há de se entender que quando assim procedemos estamos no âmbito das questões genéricas. Apenas fazendo com que as pessoas entendam que existem situações já conhecidas e até mesmo dominadas pela medicina. Podendo, portanto, merecer cuidados médicos e, com isso, saída dos sofrimentos.
    Importante, no entanto é salientar e de modo absoluto, que cada caso, cada pessoa e cada dor (ou outros sintomas) devem ser vistos e trabalhados tendo por critério soberano a individualidade, a particularidade e a peculiaridade de cada situação e de cada pessoa. Assim sendo, nenhuma orientação de caráter pessoal pode ser fornecida por este meio de comunicação. E uma consulta medica sempre se faz necessária quando diante de um sofrimento de ordem física ou psicológica.
    Desta forma, é importante que que a senhora entenda que suas sensações, suas queixas e seus sintomas – dores ou outros – devem ser levados a um medico – o que a senhora já tem ou outro – pafa que a senhora possa obter o alívio pelo qual tanto anseia.
    Esperando que suas condições de saúde melhorem e o mais rápido possível, deixo aqui meus respeitosos cumprimentos.
    Dr Denis Ferrari

  84. Denis Ferrari disse:

    Prezada senhora Aline
    Observei que nestes anos de contato com vocês pela Internet a queixa de dor mamaria prevalece. Em nenhum momento, em nenhuma mensagem, ocorreu de alguma de vocês me procurarem por serem portadoras de tumores malignos (câncer) necessitando de alguma orientação. Além disso, todas, vejam bem, todas, me procuraram após terem sido atendidas por um ou mais medicos.
    Assim, o fato de não terem tido seus sintomas regredidos chama a atenção. Este fato revela a existência de um sofrimento crônico. E justamente os sofrimentos crônicos, para os quais repetidamente não se obtém respostas e sucessos em tratamentos vários, são os que merecem uma atenção muito maior, mais respeitosa, mais profunda e mais abrangente. São os sofrimentos que necessitam de maior tempo de consulta e uma conversa de maior profundidade para que se possa detectar fatores diversos e na maioria das vezes obscuros, que causam e perpetuam o sofrimento.
    Em outros termos, para os sofrimentos que as senhoras têm demonstrado, e sobre os quais procuram respostas e tratamentos, o mais indicado será procurar um medico disponível a pesquisar profundamente a origem dos mesmos e os fatores que os mantém. E quando uma, duas, três ou mais consultas com um medico de confiança não “funcionarem”, talvez tenha chegado a hora de buscar auxilio psicológico ou psiquiátrico.
    Sobretudo, não desistam. E coloquem-se disponíveis para uma busca das causas e soluções. Isto exige paciência, boa vontade, abertura do pensamento e um novo olhar para o problema ou sofrimento.
    Com meus respeitos
    Dr Denis Ferrari

  85. Denis Ferrari disse:

    mastologista é a pessoa indicada a procurar

  86. Denis Ferrari disse:

    Ola Silvana
    O stresse determina sofrimentos múltiplos e intensos. Não se deve descartar o stresse como elemento determinante ou até mesmo coadjuvante de um quadro de dor. Por isso é necessário consultar-se com seu medico clinico, ginecologista, mastologista e psiquiatra. Muitas vezes em conjunto

  87. Denis Ferrari disse:

    PREZADA SENHORA
    SILVANA
    Agradeço pela sua atenção e sua credibilidade. Nós, médicos que nos dedicamos a auxiliar as pessoas mediante informações sobre as doenças, ficamos sempre muito sensibilizados com os sofrimentos que nos são relatados pela Internet. Contudo, há de se entender que quando assim procedemos estamos no âmbito das questões genéricas. Apenas fazendo com que as pessoas entendam que existem situações já conhecidas e até mesmo dominadas pela medicina. Podendo, portanto, merecer cuidados médicos e, com isso, saída dos sofrimentos.
    Importante, no entanto é salientar e de modo absoluto, que cada caso, cada pessoa e cada dor (ou outros sintomas) devem ser vistos e trabalhados tendo por critério soberano a individualidade, a particularidade e a peculiaridade de cada situação e de cada pessoa. Assim sendo, nenhuma orientação de caráter pessoal pode ser fornecida por este meio de comunicação. E uma consulta medica sempre se faz necessária quando diante de um sofrimento de ordem física ou psicológica.
    Desta forma, é importante que que a senhora entenda que suas sensações, suas queixas e seus sintomas – dores ou outros – devem ser levados a um medico – o que a senhora já tem ou outro – pafa que a senhora possa obter o alívio pelo qual tanto anseia.
    Esperando que suas condições de saúde melhorem e o mais rápido possível, deixo aqui meus respeitosos cumprimentos.
    Dr Denis Ferrari

  88. Denis Ferrari disse:

    Prezada senhora Silvana

    Observei que nestes anos de contato com vocês pela Internet a queixa de dor mamaria prevalece. Em nenhum momento, em nenhuma mensagem, ocorreu de alguma de vocês me procurarem por serem portadoras de tumores malignos (câncer) necessitando de alguma orientação. Além disso, todas, vejam bem, todas, me procuraram após terem sido atendidas por um ou mais medicos.
    Assim, o fato de não terem tido seus sintomas regredidos chama a atenção. Este fato revela a existência de um sofrimento crônico. E justamente os sofrimentos crônicos, para os quais repetidamente não se obtém respostas e sucessos em tratamentos vários, são os que merecem uma atenção muito maior, mais respeitosa, mais profunda e mais abrangente. São os sofrimentos que necessitam de maior tempo de consulta e uma conversa de maior profundidade para que se possa detectar fatores diversos e na maioria das vezes obscuros, que causam e perpetuam o sofrimento.
    Em outros termos, para os sofrimentos que as senhoras têm demonstrado, e sobre os quais procuram respostas e tratamentos, o mais indicado será procurar um medico disponível a pesquisar profundamente a origem dos mesmos e os fatores que os mantém. E quando uma, duas, três ou mais consultas com um medico de confiança não “funcionarem”, talvez tenha chegado a hora de buscar auxilio psicológico ou psiquiátrico.
    Sobretudo, não desistam. E coloquem-se disponíveis para uma busca das causas e soluções. Isto exige paciência, boa vontade, abertura do pensamento e um novo olhar para o problema ou sofrimento.
    Com meus respeitos
    Dr Denis Ferrari

  89. Denis Ferrari disse:

    Stress é um saco onde tudo se enfia. Antes disso, procuire um mastologista

  90. Denis Ferrari disse:

    PREZADA SENHORA

    Agradeço pela sua atenção e sua credibilidade. Nós, médicos que nos dedicamos a auxiliar as pessoas mediante informações sobre as doenças, ficamos sempre muito sensibilizados com os sofrimentos que nos são relatados pela Internet. Contudo, há de se entender que quando assim procedemos estamos no âmbito das questões genéricas. Apenas fazendo com que as pessoas entendam que existem situações já conhecidas e até mesmo dominadas pela medicina. Podendo, portanto, merecer cuidados médicos e, com isso, saída dos sofrimentos.
    Importante, no entanto é salientar e de modo absoluto, que cada caso, cada pessoa e cada dor (ou outros sintomas) devem ser vistos e trabalhados tendo por critério soberano a individualidade, a particularidade e a peculiaridade de cada situação e de cada pessoa. Assim sendo, nenhuma orientação de caráter pessoal pode ser fornecida por este meio de comunicação. E uma consulta medica sempre se faz necessária quando diante de um sofrimento de ordem física ou psicológica.
    Desta forma, é importante que que a senhora entenda que suas sensações, suas queixas e seus sintomas – dores ou outros – devem ser levados a um medico – o que a senhora já tem ou outro – pafa que a senhora possa obter o alívio pelo qual tanto anseia.
    Esperando que suas condições de saúde melhorem e o mais rápido possível, deixo aqui meus respeitosos cumprimentos.
    Dr Denis Ferrari

  91. Denis Ferrari disse:

    Prezada senhora Sueli

    Observei que nestes anos de contato com vocês pela Internet a queixa de dor mamaria prevalece. Em nenhum momento, em nenhuma mensagem, ocorreu de alguma de vocês me procurarem por serem portadoras de tumores malignos (câncer) necessitando de alguma orientação. Além disso, todas, vejam bem, todas, me procuraram após terem sido atendidas por um ou mais medicos.
    Assim, o fato de não terem tido seus sintomas regredidos chama a atenção. Este fato revela a existência de um sofrimento crônico. E justamente os sofrimentos crônicos, para os quais repetidamente não se obtém respostas e sucessos em tratamentos vários, são os que merecem uma atenção muito maior, mais respeitosa, mais profunda e mais abrangente. São os sofrimentos que necessitam de maior tempo de consulta e uma conversa de maior profundidade para que se possa detectar fatores diversos e na maioria das vezes obscuros, que causam e perpetuam o sofrimento.
    Em outros termos, para os sofrimentos que as senhoras têm demonstrado, e sobre os quais procuram respostas e tratamentos, o mais indicado será procurar um medico disponível a pesquisar profundamente a origem dos mesmos e os fatores que os mantém. E quando uma, duas, três ou mais consultas com um medico de confiança não “funcionarem”, talvez tenha chegado a hora de buscar auxilio psicológico ou psiquiátrico.
    Sobretudo, não desistam. E coloquem-se disponíveis para uma busca das causas e soluções. Isto exige paciência, boa vontade, abertura do pensamento e um novo olhar para o problema ou sofrimento.
    Com meus respeitos
    Dr Denis Ferrari

  92. Denis Ferrari disse:

    Seguir orientações medicas.

  93. Denis Ferrari disse:

    Coragem. Procure um medico

  94. Denis Ferrari disse:

    corajem. Procure seu medico

  95. Denis Ferrari disse:

    muito bem. é preciso saber o que esta acontecendo.

  96. Denis Ferrari disse:

    va tirar sua duvid com um bom medico

  97. Denis Ferrari disse:

    O auto-exame das mamas costuma trazer essa preocupações e aflições Procure um mastologista

  98. Denis Ferrari disse:

    procure um neurologista. Um examne chamnado eletroneuromiografia talvez he seja util.

  99. Denis Ferrari disse:

    lamento sua infelicidade. Todavia, sua condição singular exige atendimento medico. Não confie apenas na minha explanação generica.

  100. Denis Ferrari disse:

    Claro que sim. Acompánhamento medico e controles são necessarios em qualquer condição de dor.

  101. Denis Ferrari disse:

    Seu obstetra em seu Pre-Natal deverá saber orientá-la

  102. Denis Ferrari disse:

    Na mama, além do tecido mamario, existem outros tecidos que podem adoecer. Acredito que um(a) mastologista saberá bem orienta-la

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>